10 de agosto de 2011

O que é arte moderna?


Arte Moderna ela é o termo genérico usado para designar a maior parte da produção artística do fim do Século XIX até meados dos anos 1970, sim mas (embora não haja consenso sobre essas datas), enquanto que a produção mais recente da arte é chamada freqüentemente de arte contemporânea, pois é, (alguns preferem chamar de arte pós-moderna). A arte moderna se refere a uma maravilhosa e nova abordagem da arte em um momento no qual não mais era importante que ela representasse literalmente um assunto ou objeto (através da pintura e da escultura) — Mas repare bem: o advento da fotografia fez com que houvesse uma diminuição drástica na demanda por certos meios artísticos tradicionais, a pintura especialmente. Ao invés disso, e é aí que vemos a idéia de moderno começa a tomar forma, os artistas passam a experimentar novas visões, através de idéias inéditas sobre a natureza, os materiais e as funções da arte, e com freqüência caminhando em direção à abstração. A noção de arte moderna está estreitamente relacionada com o modernismo.
Pesquisado por: Matheus de Souza Barutti Medeiros



No Brasil, foi um período artístico iniciado a partir de meados do século XIX. Mais aproximadamente em 1922, de onde surgiu a Semana da Arte Moderna, conhecida como semana 22.
Observa-se uma tendência em localizar na França do século XIX o início da arte moderna. A experiência urbana (ligada à multidão, ao anonimato, ao contingente e ao transitório) é enfatizada pelo poeta e crítico francês Charles Baudelaire, como o núcleo da vida e da arte moderna. O moderno não se define pelo tempo presente, pois nem toda a arte do período moderno é moderna, mas por uma nova atitude e consciência da modernidade, declara Baudelaire, em 1863, ao comentar a pintura de Constantin Guys.

Pesquisado por: Vanessa Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário