17 de outubro de 2011

O abstracionismo geométrico

O Abstracionismo geométrico, ao contrário do Abstracionismo lírico, foca-se na racionalização que depende da análise intelectual científica. Foi influenciado pelo Cubismo e pelo Futurismo. O Abstraccionismo Geométrico divide-se em duas correntes:

- Suprematismo na Rússia: (em russo, Супрематизм) foi um movimento artístico russo, centrado em formas geométricas básicas - particularmente o quadrado e o círculo - e tido como a primeira escola sistemática de pintura abstrata do movimento moderno.

- Neoplasticismo na Holanda: O Neoplasticismo defendia uma total limpeza espacial para a pintura, reduzindo-a a seus elementos mais puros e buscando suas características mais próprias. A necessidade de ressaltar o aspecto artificial da arte (criação humana) fez com que os artistas deste movimento (notadamente Mondrian e Theo van Doesburg) usassem apenas as cores primárias (vermelho, amarelo, azul) em seu estado máximo de saturação (artificial), assim como o branco e o preto (inexistentes na Natureza, o primeiro sendo presença total e o segundo ausência total de luz).

Pesquisado por: Camila Florença Ribeiro Nunes

O que é a arte abstrata? 
Arte Abstrata é uma forma de arte que não busca nem demonstra o mundo que está ao nosso redor. São obras que não representam objetos reconhecidos. A arte abstrata refere-se especialmente às formas de arte do século XX, quando a ideia da arte como imitação da natureza foi abandonada...
Pesquisado por: Cristiane Kawanabe Rodrigues da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário