25 de outubro de 2011

Esculturas na arte moderna


Impressionismo

Na escultura os artistas usavam a natureza e tentavam refletir a realidade e seu aspecto transitório. O mais conhecido escultor impressionista é Auguste Rodin; seu trabalho possui uma superfície irregular, onde a luz do sol produz na escultura um brilho especial, dando-lhe vida. Com este método, Rodin tentou refletir o processo do crescimento desta arte. Em suas esculturas, não eram usados argila nem bronze.


Cubismo
A escultura cubista foi muito influenciada pela arte africana. Seus escultores apresentaram ricas representações plásticas em três dimensões. O desenvolvimento da escultura se limitou a conseguir efeitos parecidos a colagem, mas depois utilizaram restos de materiais e, como a obra não é realizada em um bloco homogêneo de pedra ou mármore, o resultado apresenta espaços vazios, surgindo então o que se denominou ausência de massas. Destacam-se entre os escultores Naum Gabo, com suas esculturas geométricas e o pintor Pablo Picasso, que também se dedicou à escultura.
Pesquisado por: Vanessa Maciel

4 comentários:

  1. Adorei seu Blog! Tem conteúdo suficiente, e da pra entender facilmente as postagens. Gostei também dos trabalhos escolares postados, das atividades que fizemos em sala de aula. Ana Caroline Nº:2 6ºE

    ResponderExcluir
  2. Parabens Vanessa, seu blog está perfeito!!
    Letra adequado, Fundo de acordo com o tema e postagens Super Interssantes!!

    Thais Costa Muniz nº32 6ªE

    ResponderExcluir
  3. Vanessa o seu blog está uma maravilha,vários textos e muito bem explicados,imagens de acordo,a letra está perfeita,e uma combinação de cores ótima,é o blog mais comentado da sala com certeza,é o melhor blog!

    ResponderExcluir
  4. Vanessinha, você é uma aluna nota A, seus colegas estão certas, não só o blog como seus comentários em outros blogs, são limpos, corretos e agradáveis. Quando estudei sobre a Vanguarda e a arte impressionista e cubista, me interessei mais sobre Salvador Dali e o surrealismo. É possível contemplá-lo em vosso site?

    Grato, Fred Kemper (professor de Ciências)

    ResponderExcluir